Dirigentes criticam novo sistema de SD dos Correios e SINDECTEB luta por melhores condições de trabalho

Publicada dia 16/05/2023 14:45

O Diretor Silvio Prudêncio (SINDECTEB/FINDECT) participou juntamente com representantes de outros sindicatos, de treinamento da ECT sobre o novo sistema de SD. Conforme reafirmar o Ofício Circular No 39681843/2023 – DIOPE-PRESI, os redimensionamentos de cargas estão suspensos desde fevereiro/2023 e a ECT se comprometeu a capacitar os representantes sindicais antes de colocar em prática a nova metodologia criada por ela (sem a participação sindical), antes de iniciar a aplicação.

Os representantes sindicais fizeram duras críticas tanto na sistemática antiga de Redimensionamento de Carga, e inclusive na nova sistemática, que não visa a melhoria das condições de trabalho, e sim, redução de custos com velada sobrecarga de trabalho.

O SINDECTEB está na luta para melhorar as condições de trabalho e espera que o novo sistema de SD venha trazer benefícios aos trabalhadores com parâmetros que estejam dentro do parâmetro que um carteiro possa desempenhar suas atividades e prestar um serviço de qualidade.

O Diretor Silvio Prudêncio, responsável pelo sindicato na comissão que debate o tema, fará o compartilhamento dos materiais adquiridos por esta nova ferramenta para os demais diretores do SINDECTEB e Trabalhadores, para que todos possam estar capacitados à análise crítica das novas implantações de Redimensionamento de Carga, com os devidos apontamentos de irregularidades que provavelmente acontecerão.

O curso ocorreu do dia 8 a 12 de maio no edifício sede dos Correios com dirigentes sindicais dos sindicatos. Pelo SINDECTEB, participou Sílvio Prudêncio; por SP, Rogério Bueno; pelo RJ, Rosemeri Leodoro; pelo Maranhão, Wilson Araújo e pelo Tocantins, Márcia.

Entre 17 e 20 de maio, o Congresso da FINDECT irá se debruçar sobre esse tema durante o congresso da federação em São Paulo.