SINDECTEB participa de ato em Defesa da Democracia em Bauru

Publicada dia 09/01/2024 16:00

Diomedio, diretor do SINDECTEB, esteve presente em Bauru, no dia 8 de janeiro, unindo-se a movimentos sociais, políticos e sindicais em um ato em prol da democracia e da paz.

No último 8 de janeiro, completou-se um ano desde a tentativa, em pleno domingo, de um grupo de indivíduos de promover um golpe de Estado no país. Repudiando essa ação absurda de reverter o resultado das urnas, diversos setores da sociedade brasileira realizaram atos por todo o país, enfatizando que a democracia é uma conquista do povo, e que o Brasil não aceitará mais viver sob uma “ditadura”.

Diomedio Souza, representando o SINDECTEB, participou ativamente desse movimento em Bauru, unindo-se aos esforços de organizações populares, sindicatos e partidos políticos. Celebrando a união e a força da categoria, o diretor contribuiu para reforçar a importância de preservar os valores democráticos.

Democracia: um direito de manifestação e luta!

As falsas informações do ex-presidente inelegível e sua equipe levaram muitas pessoas a realizarem ações sem sentido, como orações para pneus e o uso de luzes de celulares para se comunicarem com extraterrestres. Loucura à parte, a tentativa de reverter à força o resultado das urnas, ocorrida há um ano, em 8 de janeiro de 2023, foi relembrada em uma manifestação na Avenida Paulista, envolvendo movimentos sociais, sindicatos e partidos de esquerda.

O SINDECTEB, não apenas esteve presente nessa manifestação como também desempenhou um papel ativo nos anos do governo de extrema direita, denunciando os ataques aos trabalhadores dos Correios, ao patrimônio e aos direitos da população. A luta contra a tentativa de privatização dos Correios foi vitoriosa, graças à resistência e determinação dos trabalhadores e da população, que se opuseram à privatização.

O ex-presidente, ao longo de quatro anos, propagou mentiras, desacreditou as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral, incentivando ataques em 2023. Seus apoiadores mais radicais invadiram e depredaram as sedes dos três Poderes, tentando mudar o resultado das urnas e manter o derrotado no poder.

Por uma punição exemplar

Não há anistia para esse mentiroso contumaz, nem para os ignorantes que acreditaram em suas falácias. Em resposta aos eventos de 2023, o presidente Lula reforçou a defesa da democracia sem anistia, afirmando que todos os envolvidos na tentativa de golpe devem ser exemplarmente punidos.

A diretoria do SINDECTEB, em sintonia com as palavras do presidente, destaca seu compromisso contínuo com a luta pela democracia, defesa e ampliação dos direitos sociais, políticos e econômicos da população.

Votar, protestar, reclamar, exigir melhorias e dignidade na vida são direitos sagrados, sempre defendidos por aqueles que acreditam na democracia como instrumento do povo em busca de um mundo melhor, sem desigualdades e exploração.