Trabalhadores dos Correios de Bauru e região aceitam proposta e encerram greve da categoria

Publicada dia 05/05/2017 10:02

Os Trabalhadores e Trabalhadoras, de Bauru e região, aprovaram a proposta apresentada pela Empresa, nesta quinta-feira (4), e suspenderam a greve. A categoria está paralisada desde o dia 27 de abril, e nesta assembleia, a maioria decidiu aceitar e assinar o acordo, que garante o cancelamento da suspensão das férias pelos próximos 60 dias.

A assembleia foi marcada por debates e diálogos democráticos. Diversos Trabalhadores participaram e fizeram suas falas, defendendo ou criticando a proposta em votação. Diante do resultado, e da posição do SINDECTEB, ficou claro que a proposta não é boa, mas neste momento, pode ser considerada um avanço. Confira os pontos:

Suspensão do DDA, OAI, CDD centralizador, e SD/SDE: Será formada uma comissão paritária (de início Imediato) para discussão desses pontos – incluindo a entrega matutina- , e para avaliação nas unidades onde já foi implantado; Os casos em que não houver consenso, será discutido com diretamente com o Presidente da ECT.

Dias de greve/compensação: Os dias 27 de abril (29 para quem trabalha aos sábados), 2, 3 e 4 de maio, serão compensados durante 60 dias (até dia 30 de junho), sendo as 6 primeiras horas neste sábado (6) na própria unidade de trabalho. As horas restantes serão compensadas em no máximo duas horas por dia de segunda a sexta. O dia 28 (dia de Greve geral) será descontado. Aos sábados, os Trabalhadores poderão compensar as horas, em qualquer unidade do mesmo município, exercendo sua própria função, mediante convocação prévia. Os trabalhadores que não quiserem compensar poderão optar pelo desconto dos dias, totalizando 32 horas, ou 36h para quem trabalho aos sábados; Portanto, não será considerado para compensação/desconto o final de semana – descanso remunerado (sábado, domingo e feriado)

Suspensão das férias: a empresa propõe revogar a suspensão das férias nos próximos 60 dias. Ou seja, os Trabalhadores poderão gozar suas férias, recebendo seus direitos em sua integralidade durante os meses de maio e junho, conforme agendado previamente. Após esse período, a diretoria da Empresa irá estudar a situação e discutir, com a representação dos Trabalhadores, alguma solução para o alegado déficit dos Correios;

PDI: caso seja aprovada a reabertura do PDI pela SEST/Ministério do Planejamento e demais órgãos competentes, a Empresa assume o compromisso de suspender os estudos da demissão motivada em massa;

Plano de Saúde: Enquanto houver mediação no TST (negociação entre Correios e federações), a empresa assumiu o compromisso de não judicializar o assunto;

Ao final da assembleia, em votação, a maioria dos Trabalhadores e Trabalhadoras decidiu pela aprovação da proposta e retorno ao trabalho nesta sexta-feira, 5 de maio. O SINDECTEB relembra a todos os Companheiros e Companheiras que esta foi apenas mais uma batalha, muitas outras ainda serão travadas. Para a Campanha Salarial deste ano, todo o apoio e união da categoria serão necessários. Diante de um governo retrógrado, dirigido por um representante dos patrões, que empurra reformas terríveis aos Trabalhadores, só nos resta resistir e avançar. Contra a retirada de direitos e benefícios, para manter nossos empregos e em nome da nossa dignidade, todos juntos, mais do que nunca, nas ruas, no Sindicato e nas unidades de Trabalho.